O Centenário de Colonização de Forquilhinha também foi marcado pelo esporte. Durante as festividades o município recebeu o Aberto do Brasil de Xadrez Rápido - Taça Tiscoski Distribuidora. O xadrez rápido é uma nova modalidade aprovada pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) que visa popularizar este esporte e conceder Rating FIDE e CBX nesta modalidade.
Em Santa Catarina, Forquilhinha será a primeira cidade a receber um torneio do gênero, e a segunda do Brasil. Em seu aniversário, nesse domingo foi realizado um evento de grande porte na cidade.
A empresa Barros & Brandt Ltda., organizou o Aberto do Brasil de Xadrez Rápido valendo 3 vagas para a final do Brasileiro de Xadrez Rápido, válido pelo rating CBX (Confederação Brasileira de Xadrez) e FIDE (Federação Internacional de Xadrez). A organização foi da Confederação Brasileira de Xadrez e BR Xadrez.
A arbitragem foi do AN Marcelo Konrath e AA Cleber Padoin. Tudo com o apoio da Prefeitura Municipal de Forquilhinha e com o patrocínio da Distribuidora Tiscoski Ltda. Foram distribuídos R$ 3.000,00 em prêmios para os 10 primeiros colocados. A competição aconteceu no Centro de Convivência da Terceira Idade "Dom Paulo Evaristo Arns", na Rua Ricardo Back, nº55 ao centro.
O Objetivo foi proporcionar aos enxadristas da região a disputa de uma das etapas classificatórias do Campeonato Brasileiro de Xadrez rápido, sendo que os 3 (três) primeiros colocados garantem vaga para a grande Final do Brasileiro. O ambiente dos jogos era muito bom, apropriado para o xadrez e a organização esteve de parabéns, pelo primor com que conduziu todas as rodadas, os resultados, emparceiramentos e o evento como um todo. Os emparceiramentos eram acompanhados num telão muito bem posicionado.
As autoridades locais estiveram presente na abertura do evento, o Prefeito de Forquilhinha, Gentil da Luz comentou sobre a implantação do xadrez nos colégios do município, assim como o representante da empresa Tiscoski Distribuidora que também patrocinou o evento e afirmaram ser o maior evento de xadrez do Extremo Sul do estado.
Na foto abaixo, domingo pela manhã o pessoal já estava começando a chegar no local:
Na foto abaixo, domingo pela manhã o pessoal já estava começando a chegar no local:
Quatro enxadristas araranguaenses se fizeram presentes, e todos foram medalhistas no evento representando muito bem nossa cidade de Araranguá. O garoto Peterson Espindola, foi vice-campeão na categoria Sub-12 com 4 pontos em 7 possíveis. O menino João Vitor também foi vice-campeão no Sub-14, com 4,5 pontos em 7 possíveis, com destaque para sua vitória contra o Professor Evandro Bitencourt de Criciúma.
O Leandro Ubialli Cardoso, sagrou-se CAMPEÃO Sub-14 e ainda ficou em 8º Lugar no Absoluto, fazendo 5 pontos em 7 possíveis, faturando duas medalhas. Seu pai, Luis Cardoso supreendentemente, ficou em 6º Lugar no Absoluto, com 5,5 pontos em 7 possíveis, num evento onde tínhamos presentes a maioria absoluta dos melhores enxadristas do extremo sul.
Segue abaixo alguns registros e os pódios:
Temos nessa foto acima, os 10 primeiros colocados da direita para esquerda, com excessão do grandalhão Zini, que está atrás no centro da janela aos fundos e ficou em 9º lugar e o Maurício Donato (último à esquerda) ficou em 10º Lugar no Absoluto classificação final.
Na foto acima, o Presidente da LXVA Mateus David, o Leandro Ubialli e o John Jones, ao lado do Mestre Internacional Dragan Stamenkovic (de camiseta toda branca), que foi o campeão do Aberto do Brasil.
Na foto acima, Leandro enfrenta o Mestre Fide (MF) Barreto Luiz Ney Menna na mesa número 1, numa partida para lá de difícil.
Os meninos araranguaenses em suas disputas:
Na foto acima, Peterson Espindula à esquerda de camisa preta.
João Vitor acima à esquerda de jaqueta preta.
Leandro Ubialli Cardoso acima a direita jogando contra o John Jones de Sombrio na 7ª rodada.
Fábio Selinger (Criciúma) e Luis Cardoso (Araranguá), se preparando para jogar na sétima e última rodada.
extraída do site: http://www.brxadrez.com.br/
Em oito dias o MI Sérvio Dragan Stamenkovic, radicado em Harmonia-RS, conquistou duas etapas do Aberto do Brasil de Xadrez Rápido, dia 21 de abril em Nova Petrópolis-RS e ontem, 29, na bela cidade de Forquilhinha, situada no sul do estado de Santa Catarina.
Dragan foi campeão com seis vitórias e um empate, este frente ao enxadrista Felipe Kubiaki Menna Barreto, segundo colocado, que representou a cidade de Itajaí-SC, em terceiro lugar o enxadrista de Joinville,SC, Luiz Ricardo Borba Rapouso e na quarta colocação o MF Luiz Ney Menna Barreto, gaúcho que atuou com a camisa da cidade de Criciúma,SC.
Esta competição, organizada pela empresa BR Xadrez, teve o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez e da Prefeitura Municipal de Forquilhinha-SC. Por fazer parte do circuito brasileiro os três primeiros colocados garantiram as vagas para a final do nacional de Xadrez Rápido, como o MI Dragan já tinha assegurado a vaga na etapa de Nova Petrópolis-RS, os jogadores Felipe Menna Barreto, Luiz R. Rapouso e o quarto colocado, MF Luiz Ney Menna Barreto, todos representando cidades do estado de Santa Catarina, garantiram as três vagas para a final do Brasileiro Xadrez Rápido. O quarto representante de Santa Catarina que já conquistou direito a disputar a final do brasileiro é o enxadrista Claudionor Pirola, vaga assegurada no final de semana passado na cidade serrana do Rio Grande do Sul, Nova Petrópolis-RS.