quinta-feira, 24 de novembro de 2011

World Youth Chess Championship 2011

.
O Campeonato Mundial de Xadrez da Juventude chega pela primeira vez a America do Sul. Está sendo realizado na Estancia Mineral de aguas quentes naturais de Caldas Novas, Estado de Goiás, Brasil e iniciou no dia 17/11/2011 e irá até o próximo dia 27 de Novembro.

O mundial esta sendo realizado na cidade de Caldas Novas, Goiás, município conhecido por ser a maior estancia hidromineral do mundo, possuindo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 20 a 60º. A principal fonte de renda do município é o turismo e a venda de boias. Na alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas. (fonte Wikipédia);


O esporte é um dos mais antigos do mundo. A forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, durante o Renascimento, depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. No Brasil, os campeonatos nacionais ocorrem desde 1927. É a primeira vez na história que a América do Sul e do Norte sediam um campeonato mundial. E Caldas Novas foi escolhida pelo potencial turístico e a grande estrutura hoteleira.

O Centro de Conveções do Di Roma, foi o local escolhido pela Federação Nacional para ser palco da disputa. Para o Coordenador Nacional do Evento, Presidente da Confederação Nacional de Xadrez, Darcy Lima, que além da extensa biografia repleta de vitórias, foi apontado pelo conceituado site russo Chess Siberia como o melhor jogador do mundo em setembro de 2003. Darcy falou da importância do evento para o Brasil e da divulgação de Caldas Novas em todo o mundo, já que as partidas estão sendo transmitidas ao vivo pela internet. Disse ainda que embora o esporte considerado intelectual, tem atraido participantes cada vez mais cedo. Além de estimular a coordenação motora, e raciocínio, é esxcelente para o desenvolvimento das crianças e auxiliar a integração social.

O Portal do WYCC 2011 está online. Nele você encontrará uma fonte constante de informações sobre o Campeonato Mundial da Juventude de Xadrez 2011. Leia sobre os regulamentos, Hospedagem e tudo relacionado a este evento. Este portal promete também ser uma interesante visão de artigos sobre o evento, acompanhamento do torneio e atualizações a cada momento que acontecerem novidades.

Acesse: http://www.wycc2011.com/pt.html

pagina oficial de resultados: http://chess-results.com/tnr58153.aspx?art=0&lan=10&flag=30
Em breve mais informações.

Estão participando do mundial, apenas 7 enxadristas de nosso estado de Santa Catarina, sendo 4 enxadristas de Blumenau e mais Kauan Andrei Flach e Lucas Muller do Prado de Chapecó e Alaize de Lacerdópolis. Aliás, a Alaize (Lacerdópolis/SC), jogando de pretas venceu a Mestre Russa Ayyyna Egorova e chegou a 3 pontos em 5 rodadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário