sexta-feira, 15 de abril de 2011

FENAC - Catanduva /SP - Brasileiro de Xadrez.

Melhores enxadristas do Brasil, de idade até 14 anos, reunidos num só local: FENAC 2011:

NO REQUINTADO CLUBE DE TÊNIS CATANDUVA, PODE-SE ACOMPANHAR AS PARTIDAS DE UM TELÃO, ONDE EXIBE AS IMAGENS DOS TABULEIROS DOS JOGOS EM TEMPO REAL. NA FOTO ABAIXO, VEMOS DE BRANCO À ESQUERDA NOSSO GRANDE AMIGO, SR. EDSON DE LACERDÓPOLIS/SC, ACOMPANHANDO TUDO EM SEU NOTEBOOK.

O FENAC – Festival Nacional da Criança – é um dos eventos mais importantes do xadrez brasileiro, pois reúne aqueles que provavelmente serão nossos futuros mestres e grandes mestres dos tabuleiros. É nosso celeiro de jovens talentos. A edição de 2011 foi realizada entre os dias 15 e 17 de abril em Catanduva, interior paulista, cidade que vem se tornando referência em nosso esporte, graças ao trabalho de dedicados professores, e apoio de pais, educadores, prefeitura e empresários. Neste ano o evento prestou uma homenagem a um dos grandes incentivadores da região, e recebeu o nome de “I Troféu Dr. Antonio Celidônio Ruette”. Uma bela iniciativa da organização, que foi encabeçada pelo professor Gleison Begalli.

Aliás, um dos pontos fortes do evento foi a excelente organização. O salão de festas do Clube de Tênis de Catanduva abrigou com tranqüilidade os mais de 200 participantes, e o ar condicionado foi regulado a condições ideais. A equipe de filmagem fazia cobertura para que pais e treinadores pudessem acompanhar no salão ao lado, mesmo que por alguns instantes, as partidas das crianças. Cada detalhe parece ter sido bem pensado, desde o site até as bandeirinhas dos participantes. A arbitragem esteve a cargo do AI Ramón Carrasco e equipe, e não tiveram problemas. Nota dez a todos!

No total o evento contou com a participação de 253 jogadores representando 13 estados brasileiros. As categorias sub 10, 12 e 14 masculino contaram com 43, 50 e 55 participantes, respectivamente, e foram disputadas em 07 rodadas. O sub 08 feminino teve 13 participantes e foi o único torneio em cinco rodadas. A categoria sub 08 masculino, e as categorias sub 10, 12 e 14 feminino foram disputadas em seis rodadas.

1ª Rodada: Leandro pega pedreira na primeira rodada na mesa 6, o Paulista Lucas Koji Takeda e o jogo pode ser visto pelo Telão instalado no ambiente do Tênis Clube Catanduva (Fotos acima). Leandro irá jogar de pretas como podemos observar na foto acima. Takeda é o favorito para ser Campeão em sua categoria no FENAC, e confirma o favoritismo sobre o Leandro.

2ª Rodada: Leandro joga na mesa 18 (foto abaixo), contra Matheus Augusto Silva Marques de Juazeiro no Ceará. As 22:00h. desta sexta-feira, conquista sua primeira vitória no Brasileiro. Parabéns Leandro!!! 3ª Rodada: Agora nosso araranguaense está jogando na mesa 13, contra o menino de Amazonas, Ronnie Frank Pires Stone e pela foto abaixo, a partida parece estar bem disputada nessa manhã de sábado (16/04). Partida foi duríssima, mas Leandro conquista 0,5 pontos.

4ª Rodada: Nosso araranguaense Leandro segue jogando na mesa 13, agora de pretas, contra o enxadrista Felipe Sandron Takata de São Paulo, outra pedreira, sendo sempre jogos muito disputados, difíceis e complicados. Os meninos dos grandes centros são muito bem treinados, com toda a infraestrutura disponível de Clubes, Treinadores, Fundações Municipais de Esportes e Associações que cobrem todas as necessidades, principalmente financeiras. Muito, muito, ...muito diferente da realidade de nosso araranguaense, que é tão carente de ajuda do seu município. Depois de muito tempo de jogo, mais um empate com esse menino de SP que tem rating FIDE (Foto abaixo).

5ª Rodada: Agora a disputa é contra um Mineiro, o enxadrista Gabriel Jose Evangelista Silva, na mesa 14 (foto abaixo). Sem dúvidas será outra partida muito difícil, afinal os mineiros são muito fortes no cenário nacional. Leandro está com 2 pontos em 4 disputados, podendo chegar a 3 pontos nessa rodada. Leandro empata mais uma, seu adversário de MG estava com um minuto de tempo apenas no relógio (fotos acima). Agora são 2,5 pontos em 5 disputados e o Leandro mantém 50% de aproveitamento no FENAC. Próxima rodada será amanhã as 9:00h.

6ª Rodada: Agora pela manhã, domingo 17/04 às 9:00h. nosso araranguaense enfrenta outro párea duro, o mineiro Igor Marques de Araujo (foto abaixo). Leandro joga de pretas, vamos torcer para um bom resultado! Quanta alegria, ...que satisfação, ...que glória nos traz a vitória!!! Nosso Leandro, com muitas dificuldades e num confronto muito disputado e nervoso, onde teve até punição para o jogador mineiro, VENCE E NOS ENCHE DE ALEGRIA conquistando dificílimos 3,5 pontos num Brasileiro de altíssimo nível. Leandro perdeu apenas uma partida até o momento e agora vai tentar mais um ponto na última rodada. PARABÉNS LEANDRO!!!

Classificação após a sexta rodada: Leandro é o melhor catarinense até essa rodada! Saiu o emparceiramento da 7ª Rodada: Como podemos ver acima, Leandro vai jogar com o Paranaense Gabriel Akira Andrade Okawati (Fotos abaixo) que está em 13º Lugar na classificação até aqui, o melhor paranaense, sem dúvidas mais um adversário duríssimo. Vamos torcer!!! E na mesma rodada, o outro catarinense que está em 23º na competição, Leonardo Borges, de Lages/SC, joga contra o paulista Henrique Zerbini Junqueira de Assis que está em 22º Lugar na classificação e está sendo até aqui o 9º melhor paulista no FENAC. Infelizmente, nessa última rodada a vitória foi do Paranaense. Leandro fica com o que já se desenhava desde a primeira rodada, aproveitamento de 50% dos pontos, ficando em 28º Lugar no Brasileiro de 2011 estando entre os 28 melhores enxadristas do Brasil até 14 anos. Lembrando que Leandro fez 13 anos recentemente e ainda disputa essa categoria no próximo ano.
Valeu a luta, valeu todo o esforço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário