terça-feira, 15 de março de 2011

FESCRI 2011 - São Bento do Sul/SC

OBJETIVO: Proporcionar o intercâmbio dos alunos/atletas e apontar os campeões catarinenses dessas categorias no ano de 2011. E garantir vaga para o Brasileiro.

LOCAL: EBM Professora Lúcia Tschoeke – Rua Itajaí n. 403 - Bairro Brasília – São Bento do Sul – SC (referência Posto Vila 100).

DATA: 19 e 20 de março de 2011.

Mais uma vez, Leandro se fez presente no FESCRI, pelo terceiro ano seguido. Em 2009 foi em Concórdia, estava iniciando no cenário catarinense e ficou em 7º Lugar, uma surpresa na época. Em 2010, foi em São Bento do Sul, no colégio FROEBEL onde ficou em 4º Lugar. Este ano 2011, novamente em São Bento do Sul, porém agora em novo local, muito mais amplo e confortável.

E foi por muito pouco que o Leandro não conquistou o título desse ano, ele foi eliminando seus adversários um após o outro. Na primeira rodada, venceu o 6º colocado do FESCRI 2010, o menino Lucas Ceron Machado. (Foto abaixo)

Na segunda rodada, venceu Luis Gustavo de Lages, que lhe proporcionou a revanche do FESCRI 2009, onde havia perdido para esse adversário, mesmo estando com um bom jogo. Havia lhe faltado experiência naquela época. (foto abaixo)

Já na terceira rodada, venceu o vice-campeão do FESCRI 2010, e atual campeão catarinense 2010 do Circuito de Xadrez Rápido, o lageano Leonardo Fernandes Borges. Com isso, obteve a doce revanche da derrota sofrida no FESCRI 2010 para esse mesmo adversário.

Na quarta rodada, enfrentou o fortíssimo campeão do ano passado, o menino Ruan Lucas Alves Gonçalves, de Fraiburgo (foto abaixo), em uma partida muito disputada até o final. Foram os últimos jogadores a terminarem a partida, que foi emocionante. Últimos jogadores a sairem do local, já noite, próximo das 20 horas. Leandro saiu vencedor e a festa estava feita! Já eram 4 rodadas invictos até aqui, no primeiro dia do Evento, somando seus 4 pontos.

Na quinta rodada, no dia seguinte pela manhã, veio seu primeiro revez contra outro menino de Lages, o Felipe Garcia da Luz, que também é muito experiente e bom jogador de xadrez (foto abaixo). Leandro perdeu a invencibilidade no torneio, e deixa tudo indefinido na última rodada. Agora, o torneio ganha emoção na sexta rodada, Leandro com 4 pontos, precisa vencer e torcer contra o Felipe com 4,5 pontos, que só depende de si mesmo para ser campeão.

Na sexta rodada enfrentou outra pedreira, o menino muito bem treinado de Jaraguá do Sul, Adriano Schwirkoswski. Mas depois de muita luta no tabuleiro, venceu brilhantemente outra partida muito difícil, somando seus dificílimos 5 pontos. Porém, a essa altura o menino Felipe, de Lages, já havia vencido sua partida, somando 5,5 pontos se tornando campeão do FESCRI.

Ao final, depois de muita luta, muito empenho, muito esforço, nosso dedicado araranguaense, perdeu apenas para o campeão, totalizando 5 pontos em 6 disputados, ficando com o vice-campeonato.

Leandro

VICE-CAMPEÃO Sub-14

FESCRI 2011.


O Professor Alexandre de Matos disse: "NADA do que o Leandro já tenha conquistado até o dia de hoje em qualquer campeonato que ele já participou se compara a este Vice Campeonato Estadual no FESCRI 2011. Primeiro começa pelo ritmo, que é xadrez pensado, o xadrez de verdade, aquele com súmula, onde é preciso pensar do começo ao fim e as partidas são decididas mais no tabuleiro do que em função dos tempos no relógio. Segundo, é um campeonato onde os atletas se enfrentam diretamente por categorias. Diferente dos circuitos rápidos, onde na maioria das vezes os meninos da mesma categoria nem se enfrentam. Para completar é o verdadeiro Campeonato Catarinense das Categorias já apontadas acima, onde todos os anos, meninos e meninas se reúnem neste torneio único para disputar o título máximo estadual e almejar uma vaga na final do Brasileiro."

Leandro que irá completar 13 anos ainda nesse mês, provou evolução constante em seu xadrez tornando-se VICE-CAMPEÃO SUB-14 do FESCRI 2011. Parabéns!

2 comentários:

  1. Parábens Leandro. Tu sabes que em torneios de xadrez, muitas vezes conquistamos um terceiro ou até segundo lugar vindo de baixo na ultima rodada sem muita chance de chegar no topo. Mas desta vez não, tu fostes vice podendo ser claramente o primeiro ou seja o campeão. Mas certamente sabemos que não existiu diferença alguma entre ambos(o primeiro e o vice) nesta situação já que derrotastes jogadores muito mais fortes no meio do caminho. O fato é, que o futuro indica claramente que retornarás ano que vem como sendo o favorito dos favoritos para conquista do título. Eu creio nisso, pois hoje sabemos que só depende do teu esforço, de mais ninguém. Abraço querido

    ResponderExcluir
  2. O Leandro e todos nós aqui em casa, valorizamos demais seu apoio e nunca esqueceremos todo o seu esforço em ajudá-lo desde o início. Tudo que vc diz, sempre toca muito o Leandro e a todos nós. Muito obrigado pela sua torcida, suas dicas,ensinamentos, além do apoio incondicional.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir