segunda-feira, 14 de maio de 2012

FENAC 2012 - Mendes/RJ

O Araranguaense Leandro Ubialli Cardoso participou pela 3ª vez, de um Brasileiro de Xadrez, na categoria sub-14 no Rio de Janeiro. Foi o único enxadrista da LXVA, que agora tornou-se LXSC (Liga de Xadrez Sul Catarinense) que participou nesse ano.

O FENAC (Festival Nacional da Criança no Xadrez) é o Campeonato Brasileiro Sub 08, 10, 12 e 14 Anos Absoluto e Feminino, que ocorre anualmente, para definir quais serão os brasileiros nas suas respectivas categorias, que irão representar o Brasil no Mundial de Xadrez, o World Youth Chess Championship, a ser realizado na cidade de Maribor, na Eslovênia, entre os dias 7 e 19 de novembro de 2012.

O FENAC 2012 vale Rating FIDE nas categorias 12 e 14 anos e Rating CBX nas demais categorias. Este ano, o evento foi realizado na cidade de Mendes/RJ, a cerca de 100 Km da capital do Rio de Janeiro, entre os dias 11 a 13 de Maio, no Centro Maristas São José das Paineiras, que fica a 2 km retirado do centro de Mendes.

Em 2009, esteve presente em seu primeiro FENAC na cidade de Londrina/PR, foi sua primeira participação de um evento de Xadrez a nível Nacional, e na ocasião conquistou a honrosa 27ª posição na categoria sub-12, com apenas 11 anos, elevando bastante sua experiência em grandes torneios.

Já em 2011, com muitas dificuldades financeiras para poder participar, esteve presente no FENAC na cidade de Catanduva/SP, em sua segunda participação de um evento nacional, porém agora em uma categoria mais disputada, a categoria sub-14, com apenas 13 anos, e enfrentando jogadores muito fortes a nível nacional e muitos com 14 anos. Finalizou na 28ª posição na categoria sub-14, elevando ainda mais sua experiência e seu currículo.

Agora em 2012 com 14 anos, disputou novamente na categoria sub-14 e com mais experiência e maiores chances de bom resultado. Leandro retorna de Mendes/RJ, depois de 6 rodadas e duríssimas partidas contra jogadores OFICIAIS (Campeões estaduais) e EXTRAS (Demais jogadores) de seus estados, conquistando 3 pontos em 6 pontos possíveis, finalizou o Brasileiro sub-14 em 24º Lugar do Brasil.

Considerando todos os fatores, nível elevado dos adversários, cansaço pela distância percorrida para estar no local do evento no primeiro dia, e levando em conta também que tratou-se de uma competição de nível nacional, pode-se dizer que foi um bom resultado, assim como o melhor conquistado pelo Leandro nos FENAC que disputou até aqui.

Nossa cidade de Araranguá teve um representante no Brasileiro de Xadrez no Rio de Janeiro nesse ano de 2012, e isso nos enche de orgulho.


Leandro agradece a todos os que lhe apoiaram até aqui em sua jornada enxadrística,  principalmente seus professores amigos e familiares!
Agradece também de forma muito especial, seus atuais patrocinadores: KOLINA ARARANGUAENSE, CENTER FÁBRICAS, SUPERMERCADO SETE, POSTOS DAMINELLI e o ESCRITÓRIO CONTÁBIL CARDOSO.

4 comentários:

  1. Parabéns Leandro... Parabéns Araranguá...
    Meu filho André também esteve lá, no sub 12 e foi sua primeira participação. Ele conseguiu 12º lugar e isto nos orgulha muito...
    Os catarinenses podem ter orgulho de seus representantes no FENAC 2012.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!
    Parabéns ao André, foi realmente um excelente resultado, principalmente para uma primeira participação num evento nacional.
    Qual cidade representam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Sabemos que sua cidade também faz bonito no xadrez... Abraço!

      Excluir